Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Capitulo Final - Enfim em casa!

Faltava pouco para sair do Hospital mas tinha só um detalhe que estava facil de resolver. Amamentar a Mariana pela primeira vez no peito e esperar que ela conseguisse sugar, respirar e engolir. Para prematuro tudo é mais complicado, rsrrr Ou faz uma coisa ou faz outra, decidem!
Foi engraçado a primeira vez que amamentei a Mariana, tinham 4 pessoas para me ajudar: Uma ajudava a ter coordenação (Silmara) para segurar a Mariana, a outra (Lourdes) me ajudava  segurando a mangueira  do oxigenio e duas enfermeiras (Elisangela e Viviane) na torcida para dar certo.
Foram alguns dias e pronto ela pegou o jeito da coisa. Só faltava respirar sem auxilio do oxigenio. 
Oximetro
No dia que ela ficou um dia inteiro sem usar a mascara de oxigenio fiquei tão feliz que a pedido da Tec.Enfermargem Lais, fiz uma foto do oximetro marcando 100% , ou seja, a Mariana estava livre!
O apoio da equipe do Hospital Santa Catarina foi muito importante para superar todas as fases que a Mariana, um prematuro extremo, teve que passar. A fé em Deus era minha ferramenta mais preciosa para minhas atividades no hospital que começavam as 6:00 da manha e terminava as 23:00 todos os dias durante os 75 dias. Nós ultimos dias que passei no hospital ficava pensando em tudo que passamos (meu esposo e eu) e tudo que aprendemos e superamos. A primeira vitoria foi perder o medo de "perder" a luta, mas Deus nos tornou vitoriosos. Num dos ultimos dias estava na sala da ordenha sozinha e pensando em tudo isso que escrevi neste blog. E então lembrei de uma música que cantava nos retiros do grupo de jovens que participava quando tinha meus 14 anos. E a letra fez muito sentido após 18 anos que ouvi pela primeira vez a música. Na tentativa de cantar esta música para a Leticia (nuticionista) que estava na sala eu não conseguia, pois a emoção era muito grande só sabia chorar....Era mais ou menos assim:

A Viagem
Músicas Católicas
Eu vim de longe para encontrar o meu caminho tinha um sorriso
E o sorriso ainda valia achei difícil a viagem até aqui, mas
Eu cheguei, mas eu cheguei.
Eu vim depressa eu não vim de caminhão eu vim a jato neste
Asfalto e neste chão achei difícil a viagem até aqui mas eu
Cheguei, mas eu cheguei
Eu vim por causa daquilo que não se vê vim nu descalço sem
Dinheiro e na pior achei difícil a viagem até aqui, mas eu
Cheguei, mas eu cheguei
Eu tive ajuda de quem você não acredita
tive a esperança de chegar até aqui vim
caminhando aqui estou me decidi, eu vou ficar, eu vou ficar


Na ultima semana sai com a camera fotografica para tirar foto da equipe. Consegui de algumas pessoas, era só alegria mesmo!
Positivista Lais, acreditou que sairia sem precisar de aparelhos (Oxigenio) Deu Certo!

Da esq. para direita sentadas Daysa, Debora, em pé Lais e Rose

Dra Laura e meu pai Flávio

Da esq. para direita: Irene, Rita, Mamae e Eu, Aline

Solange que cuidava de mim na madruga

Dra. Maria Cristina que tanto correu atras de resultados!

Trio da Tarde: Silma, Lourdes e Rose

Dra. Tatiana que me ajudou 

no meu nascimento!

Doce Daysa

Querida Rose!

Fisioterapeuta Camila!

Audenice e Kely

Animadissima Elisangela!

Fisi Juliana

Esq. para direita: Sandra, Elisangela, Silmara e Sheila.

Esq. para direita Silmara, Glorinha, Elisangela e Sandra

Cintia e Elisangela

Fisio Fabiola


Trem da Alegria: Rejane, Lilian,Nadir e Andra!

Esq. para Direita: Leticia, Lilian, Cilene eu e mamãe.

Cilene e eu

Fisio Leticia e Eu.
Eu agora assumo o compromisso em passar informações de cuidados para prematuro. Quando sai do hospital eu e meu esposo tivemos orientações dos pediatras de como cuidar da Mariana nos primeiros seis meses em casa!  E tivemos vários desafios. O primeiro era evitar visitas inclusive dos avós no primeiro mês. Ai, ai, ai, ai, ai deu pano para manga. Mas deu tudo certo!
Forte abraço a todos que acompanharam a historia da Mariana até o momento. A todos que se emocionaram com os meus relatos, muito obrigada pelos email,mensagens no facebook e aqui no blog. Espero que vocês possam compartilhar esta experiencia de vida com amigos que estão passando por este momento. Envie uma mensagem no email deste amigo dizendo:
ACREDITE POIS DEUS É MAIOR E ELE ESTA COM VOCÊS!
Até breve,


6 comentários:

  1. A Angi divulgou no face e cá estou eu conhecendo seu blog e sua história. Parabéns pela vitória e que muitas outras mães possam ter esperança ao ler seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Q historia de vida...li tudinho, estou seguindo e espero q não abandone o blog...Mariana é guerreira, assim como os papais...

    Parabéns a familia...

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Renata e Fabrica dos Principes e Princesa, adorei a visita!

    ResponderExcluir
  4. amiga ela teve dificuladade na sucção? a minha nao quer sugar ela noa sabe sulgar e engolir me ajude to desesperada só alta isso para ela sair
    ela nasçeu de 6 meses e devido tomar leite pela sonda nao quer pegar a mamadeira pois ela noa mama meu leite pq ela é itolerante a lactose

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosy, uma coisa que sempre fiz quando a Mariana estava na Uti era acompanhar os horarios que as enfermeiras colocava o leite na sonda dela. E colocava a chupeta na boca dela para treinar a sucção. Tudo é questão de treinamento e claro paciencia. Sei que na reta final ficamos muito ansiosas, fazemos um planejamento que muitas vezes vai por agua baixo. Quando a Mariana começou a melhorar eu e meu esposo tinhamos certeza que a Mariana iria passar o dia das Mães em casa. Mas só depois de 15 dias que isso aconteceu. Então amiga, Paciencia e viva o tempo de aprendizagem do seu bebe. Agora são eles que mandam no tempo de aprendizagem. Forte abraço.

    ResponderExcluir