Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Capitulo 10 - A primeira Apneia a gente nunca esquece!

Cuidados da equipe Santa Catarina
Depois de um tempo consegui identificar quem era médico pediatra, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicologos, fonoaudiologos, nutricionistas. Era uma equipe enorme e os cuidados eram maravilhosos com os bebes.O carinho com o trabalho tudo era perfeito. Os médicos  falava que ela estava estável, que o canal Arterial  estava se fechando que só precisava esperar para engordar e ir para casa. Na verdade eles explicavam mais coisas, mas para mim era um cinema mudo. Para cada coisa que explicavam eu pedia para repetir umas dezenas de vezes para entender, claro para pessoas diferente. Mas numa tarde que estava com Mariana fazendo o canguru, dei uma relaxada e acabei dormindo. Era uma terapia para mim e sei que a evolução rápida da Mariana era graças ao pensamento positivo e aos cangurus. Estava de olhos fechados com ela nos braços, quando escutei a técnica em enfermagem Carla falar; - “ Ela esta rosada, não esta roxa”. Abri os olhos e estavam falando da Mariana, ela tinha parado de respirar e eu não tinha percebido. A primeira apnéia a gente nunca esquece. Ela voltou a respirar e deste dia em diante deixei de ser tão alienada e passei a entender melhor o quadro clinico de Mariana.
Depois dessa outras apnéias vieram, até fazerem o exame e constatar que o canal Arterial tinha aumentando e isso fazia com que o pulmão encharcasse de sangue e dificultasse a respiração. Lembro quando a Dra. Cristina, após examinar a Mariana por rotina, disse do canal que a chance de fechar via medicamento será um milagre e que eu deveria avisar todos da familia para rezar, senão já sabe o que iria acontecer....CIRURGIA!
Mariana tomou a dose do remedio durante 3 dias, era uma tentativa, pois esse procedimento era feito para crianças com até 10 dias de nascido e a Mariana já estava no 15º dia de vida. Eu tinha certeza que não era necessario a operação e naquela semana o canal havia diminuido. Estava esperando a Dra. Cristina no plantão dela e fiz questão de esperar para saber  a opinião dela. Na verdade estava com a resposta na boca, rsrrr ; - " Pois é Dra. eu rezei e não será necessario operar!". Naquela semana o Padre José fez uma visita a Mariana, fizemos uma oração juntos. Ele perguntou de como estava. E eu disse: -" Estava com suspeita de que iria operar mas Graças a Deus não será necessario".
No mesmo dia da visita do Padre José, veio uma pediatra examinar a Mariana para o pré- operatório. Achei que fosse uma fisioterapeuta que iria fazer exercícios, achava que não seria necessária a cirurgia. Foi um choque saber naquele momento que o exame já era para definir a necessidade de correção via cirurgia.   
Sai da UTI muito triste, pensava apenas num lugar para chorar muito. Foi quando no corredor do hospital encontrei com uma mãe que estava com a filha na UTI Pediatrica, não sabia o nome dela, mas saiba que era a mãe da Alice. A mãe da Alice me parou no corredor e perguntou como estava a Mariana. Pensei duas vezes em responder, mas precisava falar com alguém naquele momento, antes mesmo de passar a noticia para o meu esposo. Falei para ela que a Mariana estava bem, mas terá que fazer uma cirurgia para a correção do canal Arterial próximo ao coração. Foi quando ela disse: -“ Não fique preocupada, essa cirurgia é uma das mais simples do coração. Minha filha já fez duas cirurgias e semana que vem fará  a ultima e mais 30 dias estaremos em casa”. Ela falou de uma forma tão firme e segura que fiquei calma naquele momento e pensei vai ser melhor para Mariana. Depois desta conversa, achei um banheiro desocupado e chorei muito. Após este momento, achei que estivesse pronta para passar a informação para o Flávio por telefone, já que precisavamos tomar algumas decisões.
Eu decide ligar para o meu esposo e passar a informação que a Mariana iria passar por uma cirurgia. Não preciso nem falar o que aconteceu, né! Comecei a chorar e não consegui concluir o raciocínio. Parecia a Chiquinha do Chaves. Quase matei o Flavio do coração!
Segue um video para quem não conhece a Chiquinha chorando,rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário